sexta-feira, 18 de abril de 2014
A importância do brinquedo e do brincar na infância
Nos primeiros anos de vida, os estímulos sensoriais e o contato físico são fatores propulsores para o seu desenvolvimento.
A interação entre a mãe e o bebe é fundamental, ao qual dá a origem a uma relação especial e única, para toda a vida. Sabe-se que é a partir dos desejos maternos depositados sobre o bebê, sobre seu corpo, através de toques, olhares e especialmente o brincar - brincadeiras significantes que originará a constituição psíquica. Portanto, para que uma criança se constitua relativamente bem, é necessário que brinque simbolicamente. O brincar é constituinte na infância, é uma resposta da criança à constituição. É a forma que a criança tem de começar a tecer ativamente uma rede singular de representações a partir daquilo que a marcou. Deste modo, já há ali um sujeito que começa a produzir suas respostas singulares através do brincar.
Através do brincar a criança inicia o processo de autoconhecimento, da sua relação com o Outro e com o meio. Cria assim, relações necessárias para interagir com o mundo. O brinquedo é um objeto ou uma atividade lúdica que a criança pode usar no ato de brincar. Os brinquedos também são de vital importância para o desenvolvimento da criança, pois propicia o desenvolvimento simbólico, estimula a sua imaginação e a sua capacidade de raciocínio. Os brinquedos, como a brincadeira em si, oferecem entretenimento. Ao mesmo tempo em que cumprem um papel educativo, auxiliam no desenvolvimento das habilidades físicas e mentais que serão suporte ao longo da vida.
Nos primeiros anos de vida, os estímulos sensoriais, o contato físico, o afago e o olhar comunicativo para com as crianças são fatores propulsores para o seu desenvolvimento. A criança traz consigo o impulso da descoberta, da curiosidade e do querer aprender. As brincadeiras e os brinquedos alimentam o espírito imaginativo, o exploratório. As experiências que vivenciamos na infância deixam marcas profundas em nossas vidas, nos nossos hábitos, gestos e costumes. Estas experiências passam a fazer parte da nossa história, integram a nossa personalidade.
Brincar é um movimento essencial para a criança. A brincadeira faz parte do seu universo, é a forma com que ela descobre e compreende o mundo que a cerca.
Oportunizar o brinquedo é respeitar a cultura infantil e, sob a ótica da aprendizagem, permite a apropriação de bens culturais, desenvolve a iniciativa e permite que a criança expresse seus desejos e internalize as regras sociais.
A brincadeira do faz de conta tem uma grande significação na vida da criança. No faz de conta brincar é uma verdade, é uma atitude frente à realidade, é uma ação em que a criança toma conta, se envolve no tempo e no espaço, transformando cada brinquedo ou brincadeira em um recurso de aprendizagem.
Como vocês pais, estão interagindo com seu filho (a)? Há tempo para brincarem juntos?
O apoio e a presença dos pais neste processo é de extrema importância para o desenvolvimento psíquico da criança! Eleva a auto-estima da criança e ajuda na participação escolar. O apoio familiar é condição básica para uma educação fortalecida e exitosa.
Muitas variáveis tem comprometido fortemente esta célula básica, que foi ao longo de muitos anos mais estável e com papéis mais definidos. Hoje a configuração da família fica bastante diversa, muitas vezes os pais são substituídos por avós e por outras pessoas no caso de serem separados ou trabalharem fora de casa. Pensar em criança na escola, nos remete a responsabilidade da família e sua constante parceria com a instituição educacional que escolher. A criança inicialmente deve contar com o apoio da família e suas expectativas de escolarização. Temos que entender, que dentro dessa nova configuração, projetos de vida e escolarização são um compromisso da família, os pais devem participar intensamente das conquistas de seu filho, através do brincar, acompanhando os estudos e tarefas, incentivando e auxiliando-os continuamente.
A presença da família na vida da criança, bem como nos aspectos escolares como participar das reuniões, conversar com os professores e se engajar na escola para melhorias deve ser compromisso permanente. Ao entendermos que estar presente, estimular, participar de projetos, brincadeiras e ter uma atitude mais proativa frente à criança teremos como resultado, filhos mais engajados, produtivos e participativos.
Por Vanessa Nitzche
Pedagoga e Psicóloga CRP 07/21265
Graduada pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
A importância da brincadeira na infância
Os brinquedos fazem com que as crianças compreendam que o mundo está cheio de possibilidades, eles simbolizam as oportunidades de expansão da criatividade do homem. Está claro que os brinquedos desempenham um papel decisivo para converter as crianças de nossos dias em adultos maduros, com grande imaginação e autoconfiança.
No entanto, infelizmente, nossas crianças têm cada vez menos tempo para brincar, seja pela redução de espaço físico, seja pela redução de espaço temporal, seja pelo espaço ocupado pela televisão, pelos jogos eletrônicos ou, simplesmente, pela falta de tempo e de paciência dos pais e dos adultos que as cercam.
Cabe às famílias, às escolas e às instituições que, em geral, atuam com crianças, responsabilizarem-se pela disponibilização de espaço e de tempo, a partir dos quais passarão a dar oportunidades para o desenvolvimento de projetos e programas lúdicos para o mundo infantil que, por natureza, é infinitamente rico, criativo, curioso e investigatório, possibilitando que tenhamos crianças mais felizes e integradas à sociedade.
Objetivos da Música para as Crianças
Ela deve trabalhar com a coordenação motora,senso rítmico e melódico.
O objetivo não é formar músicos,mas desenvolver a criatividade,sensibilidade e a integração dos alunos.
Música é linguagem de ritmos e sons capaz de despertar e exprimir sentimentos,as crianças sentem-se feliz cantando ou dançando elas expressam suas emoções. A música deve proporcionar as mesmas alegrias que sentem ao brincar fora da escola. Ela representa uma fonte de equilíbrio,felicidade e auto estima para o indivíduo através de seu poder criador. Para que isso aconteça é necessário que a a criança seja incentivada a experimentar e criar sons,ritmos e movimentos.
Brincadeiras
Esta é uma brincadeira bem legal super fácil e bem divertida o nome dela é "Boizinho"
Desenvolvimento:
As crianças formam uma roda,segurando com bastante força as mãos uma das outras no meio
da roda deve ficar uma das crianças, que vai ser o "Boizinho". O "boizinho" deve pegar o braço das crianças da roda e ir perguntando: De quem é essa mão?A criança deve responder falando o nome de uma fruta ou um objeto,tentando distrair os participantes.Depois de fazer a pergunta a todos,o "boizinho"deve tentar romper a roda em alguma ponto e fugir.Quando foge,os outros devem tentar capturá-lo.Quem conseguir é o próximo "boizinho".
*Esta é uma outra Brincadeira bem legal também o nome dela é "Cauda do dragão"
Todos os participantes ficam em pé, em uma fila indiana com as mãos na cintura um do outro,formando um dragão.O primeiro integrante da fila,representando a cabeça do dragão,terá como objetivo pegar o último da fila,que representará ,a cauda.Ao sinal do educador,"dragão" passará a se movimentar,correndo moderadamente,sob o comando da cabeças que tentará pegar a cauda.Está por sua vez,fará movimentos no sentido de evitar que isso aconteça. A brincadeira
continuará enquanto durar interesse das crianças.
Assinar:
Postagens (Atom)